highlighted:

Duo Calaça

Ana Zivkovic

Ana começou a tocar violino na Escola Primária de Música em sua cidade natal, Belgrado. Foi também na capital sérvia que deu sequência aos seus estudos na Escola de Música Dr. Vojislav Vuckovic. Após graduar-se pela Faculdade de Música de Belgrado na classe do professor Dejan Mihailovic em 2002, continuou se dedicando ao violino na Academia de Música de Mannheim, na Alemanha, na classe do professor Roman Nodel até 2005. Quatro anos depois, tornou-se Mestre ao interpretar como solista a Fantasia Escocesa de Max Bruch com a Sinfônica de Baden-Baden.

Recebeu o primeiro lugar no Serbia State em 1996 e os segundos lugares no Prêmio Nacional da Iugoslávia Novi Sad em 1996 e no Prêmio Internacional em Paris. Em duas ocasiões, Ana recebeu também o Prêmio Internacional de Streza, na Itália – primeiro em 1994, como solista, e depois em 1995, ao lado de um trio, ocupando a segunda posição.

De 2000 a 2002, integrou o Quarteto de Cordas da Orquestra de Câmara Dusan Skovran de Belgrado e atuou como assistente de spalla na Orquestra de Câmara de Mannheim. Antes de mudar-se para Belo Horizonte, Ana atuou na orquestra alemã Badische Staatskapelle Karlsruhe e na orquestra Neue Philharmonie Westfalen.

 

Rafael Ferreira Calaça da Costa

Nascido em 1988, Brasília-DF. Começou a tocar violão por volta dos 7 anos com o pai, e aos 13 iniciou os estudos em Música Popular na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde iniciou os conhecimentos técnicos do instrumento, e também harmonia e arranjo. Estudou dos 17 aos 21 na escola de música Pro-Music, desenvolvendo o violão, o canto, e a percepção musical. Concluiu em 2017 sua graduação Bacharelado em Música, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Atua como violonista camerístico e solista, arranjador e compositor nas diversas salas e auditórios de Minas Gerais, desde 2012. Participou de alguns concursos dentre eles o X Concurso Nacional Villa-lobos em Vítoria
ES, apresentando-se no Teatro Carlos Gomes em 2013. Ganhou o prêmio Jovem Músico BDMG em 2014.

A partir de 2015 teve seus arranjos e composições interpretados em Teatros nacionais e internacionais. Em 2017 foi Bolsista, pesquisador, performance e arranjador da Camerata de Violões da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Já participou de vários Festivais nacionais, dentre eles, o 43o Festival de Inverno de Itabira, em 2017, onde se apresentou como compositor, regente e diretor artístico.

Neste ano de 2018 teve composições interpretadas em conferências na África do Sul, foi convidado para reger sua Obra Suíte Capoeira com a Orquestra da Escola de Música da UEMG, e teve seu projeto Musical Balé: Suíte Capoeira, aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura.


Atualmente trabalha como professor, violonista camerístico e solista, arranjador, compositor, produtor, regente, e diretor artístico.

Coordenação/planejamento de João Paulo Casarotti, Andreia Maia Magalhães, e Rodrigo Vieira Ribeiro

content:
sidebar:
Widget: 6:
afterContent: