highlighted:

Projeto Artesanato Feito em Casa realiza mapeamento no vale do Aço

Publicado em 17 de Março de 2018

A arquiteta e urbanista, Joana Oliveira Gonçalves, pontuou os objetivos que prevê o projeto. “Comprovar que o Vale do Aço tem singularidade em sua produção artesanal é dinamizar e aproximar os artesãos do nosso vale, entretanto, desenvolver ainda mais o turismo em nossa região valorizando os artistas locais.” Afirma Joana Oliveira.

A professora aposentada, Paula Salazar da cidade de Timóteo, conta que iniciou a fabricação de artesanato desde sua infância e fala da importância do projeto. “Conhecer os trabalhos feitos pelos demais artesãos da nossa região, mostra a força em que o artesanato vem ganhando ao longo dos anos. Agora, o projeto artesanato feito em casa vai aproximar ainda mais as pessoas que realizam as atividades por amor.” Esclarece Paula Salazar.

O artesanato possibilita a inserção de diversos artesãos e artesãs no mercado de trabalho como também, a interação daquelas pessoas que estão ociosas em casa. A dez anos, a aposentada Izabel Igidia começou a produzir algumas peças a mão e disse que foi a melhor coisa que lhe aconteceu. “Depois que me aposentei fiquei muito tempo sem saber o que fazer, mas descobri uma saída. O artesanato possibilitou ocupar a mente e ir em busca de sempre mais.” Declara Izabel.

Os organizadores do projeto “Artesanato feito em Casa” já mapeou aproximadamente 60 artesãos de diversas localidades da região do Vale do Aço e de cidades vizinhas. A produção de material varia em categorias como: sustentável, de referência indígena,acessórios, utilidade, têxtil, religiosas dentre outros.

Como patrocinador cultural, o Hotel Dom Henrique está estudando a possibilidade de configurar um de seus apartamentos com os artesanatos produzidos pelos artesãos e artesãs da região. A ideia surgiu com o intuito de proporcionar a exposição das artes ao hóspedes que sempre procuram adquirir lembranças da região.

 

O Dom Henrique Cultural é um coletivo colaborativo de fomento à cultura fora da grande mídia que conta com cada coordenador específico de projeto sob a coordenação geral, idealização e planejamento de Andreia Maia Magalhães e Rodrigo Vieira Ribeiro.

 


Galeria de imagens


content:
sidebar:
Widget: 6:
afterContent: