highlighted:

2º Lite traz o tema “Práticas pedagógicas: cenários e tendências da educação contemporânea”, em Timóteo.

Publicado em 26 de Junho de 2019

Nos dia 05 e 06 de Julho, acontece em Timóteo a 2ª LiTE, evento criado e produzido pelo Cefet-MG de Timóteo. Nesta 2ª Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino, educadores, pesquisadores, gestores educacionais, pedagogos, psicólogos, alunos de graduação e de pós-graduação, além dos demais atores que constituem a comunidade escolar terão a oportunidade de construir um rico espaço de discussão, compartilhamento e difusão de práticas e conhecimentos que integrem propostas para a educação contemporânea, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para uma formação cidadã.

As palestras, conferências e comunicações que serão apresentadas nesta jornada poderão contribuir sobremaneira tanto para a formação do profissional, quanto para a elevação dos índices de qualidade do trabalho escolar. Além disso é uma oportunidade para elevar a autoestima do profissional e o apreço por uma Educação de qualidade e transformadora.

A nova realidade tecnológica, globalizada, complexa e multifacetada exige novas dinâmicas e condutas da educação, e coloca os profissionais diante de um grande desafio: refletir sobre propostas de educação que compreendam as transformações observáveis em todos os âmbitos da sociedade e ainda sobre o papel do educador diante do paradigma da complexidade emergente na atual conjuntura. Isso traz à realidade uma questão crucial, que envolve não apenas a formação de estudantes para o ingresso no mundo do trabalho, como também o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais, que lhes permitam exercitar sua potencialidade criativa e participar da construção de uma sociedade alicerçada em valores éticos, com padrões de sustentabilidade e justiça social.

Esses novos olhares para a educação sinalizam uma mudança radical de paradigma e nos convidam a abandonar uma prática educativa tradicional, caracterizada pela linearidade, objetividade, simplicidade e estabilidade, para construir um novo modelo em que se valorize a complexidade, a totalidade, a transdisciplinaridade e a intersubjetividade.

Assim, a partir da temática geral “Práticas pedagógicas: cenários e tendências da educação contemporânea”, o objetivo da 2ª LiTE é criar espaços para reflexão e debate sobre cenários e tendências da educação contemporânea, bem como sobre direcionamentos que possam contribuir para a construção de uma pedagogia da unidade, voltada para uma educação transformadora.

A proposta dos idealizadores, professores do Cefet-mg, é organizar um evento multi e transdisciplinar, que reúna educadores e estudiosos de diferentes áreas de formação, interessados na difusão, incorporação, efetivação de práticas e condições favoráveis à construção de uma educação que atenda aos interesses daqueles que constituem a sociedade deste novo milênio.

A 2º LITE tem o apoio do Hotel Dom Henrique, Dom Henrique Cultural e Restaurante Baía Cabrália, sempre no esforço colaborativo pela Cultura em Timóteo - Vale do Aço 

Maiores informações e inscrições no site do evento:

https://www.instagram.com/p/BxujwdQFJUd/?igshid=1gvhfqgwom2oc

O Dom Henrique Cultural é um coletivo colaborativo de fomento à cultura fora da grande mídia que conta com cada coordenador específico de projeto sob a coordenação geral, idealização e planejamento de Andreia Maia Magalhães e Rodrigo Vieira Ribeiro.

content:
sidebar:
Widget: 6:
afterContent: